Em 2011, o Festival CANJA adotou uma linha temática para entrelaçar toda programação: a "sustentabilidade”, que vai tanger o projeto em diversos âmbitos (político, cultural, ambiental).
Um dos temas abordados é a sustentabilidade sócioambiental e, para aprofundar a questão, o festival realiza o “CANJA Verde”, projeto inaugurado em 2010, na primeira edição do festival, com o objetivo de discutir a relação homem e meio ambiente. Esse ano, a ação está sendo organizada pelo Grupo AGR (Ação, Gestão e Responsabilidade).
Formado desde março de 2009 o Grupo AGR é composto por alunos do quarto ano do curso de Comunicação Social: Relações Públicas da Unesp, Bauru. O Grupo visa contribuir na transformação da sociedade, através da elaboração de projetos capazes de promover a cultura, o bem estar social e o equilíbrio ambiental.
Para o festival o Grupo implantará diversas ações, confira abaixo:
COLETA SELETIVA DE LIXO RECICLÁVEL
O AGR distribuirá lixões adequados de coleta seletiva em lugares estratégicos dos ambientes. E, além disso, haverá alguns explicativos feito pelo grupo em dias do evento, ressaltando a importância dessa coleta.
CAPTAÇÃO DE LIXO ELETRÔNICO
Os resíduos eletrônicos que não são mais aproveitados e outros materiais produzidos com substâncias nocivas, quando descartados de maneira incorreta em lixões e perto de lençóis freáticos criam enormes problemas ambientais. O material deve ser destinado a lugares específicos, para que possar se reutilizados na industria especializada. Colabore, limpe sua gaveta e armário!
BICICLETADA E CAMINHADA ECOLÓGICA
Com o objetivo de incentivar o uso de outros meios de transporte não poluentes, a Bicicletada e Caminhada Ecológica do Festival Canja reunirá aqueles dispostos a chegar no evento pedalando e fazer um pequeno circuito organizado. Além disso a ação visa mobilizar os ciclistas bauruenses. Pedale até o festival!
Confira o roteiro:
Saída: - Rua José Ferreira Marques ( Parque Vitória Régia)Confira o roteiro:
- Avenida Nações Unidas
Retornos: Em frente ao Restaurante Porteira do Rio Grande
Em frente ao hotel Vitória Régia
Chegada: - Rua José Ferreira Marques (Parque Vitória Régia).
12 de Junho, Domingo, às 10h
tempo: 30 min
distância: aproximadamente 3km
OFICINA: CONTRUÇÃO DE PUFF E SOFÁ DE GARRAFA PET
Pufs oconfeccionados com garrafa pet, retalhos de pano, papelão e espuma de travesseiro. São resistentes, leves, ecológicos e bonitos. Aprenda a reciclar e decorar sua casa.
Reaproveitando materiais que iriam para o lixo, você contribui com a diminução de resíduos nos Aterros Sanitários e no Meio Ambiente.
Tamara Quinteiro, do Instituto Vidágua
12 de Junho, Domingo, às 14h, Parque Vitória Régia
Duração: até 2h
tempo: 30 min
distância: aproximadamente 3km
A “CANJA VERDE”
Dentro do modelo “moderno” de produzir, comercializar e consumir alimentos - plantios com agrotóxicos e sementes transgênicas, alimentos industrializados com todo tipo de aditivos químicos - o meio ambiente está cada vez mais contaminado e nossa saúde física e mental está comprometida. Nossa alimentação também pode e deve ser sustentável respeitando todo o ciclo, desde o plantio até o descarte dos matérias que utilizarmos para comer. Hummmm!
OFICINA DE ECOBAGS
As pessoas serão informadas da importância do plástico em nossas vidas, seus tipos, seu uso e a destinação correta. Aprenderão a reciclar sacolas e sacos plásticos transformando-os em materiais como: toalhas, jogo americano, ecobags e aventais. Buscando conscientizar as pessoas que elas podem realizar ações de cidadania voltadas à preservação ambiental, sem afetar seu modo de vida, começando pela sua casa, rua, bairro e assim por diante. Participe!
Tamara Quinteiro,
Instituto Vidágua
12 de Junho, Domingo, às 16h
Parque Vitória Régia
PALESTRA “PERMACULTURA”
A Permacultura relaciona-se a princípios éticos que envolvam a responsabilidade pela sua vida e pelo meio, buscando-se a integração e harmonia entre indivíduo, plantas, animais, construções, comunidades, etc. Além disso, pressupõe o estabelecer em nossa rotina diária, hábitos e costumes de vida simples e ecológico. A permacultura proporciona uma forma sistêmica de se visualizar o mundo e as correlações entre todos os seus componentes.
Flávia Toqueti
11 de Junho, Sábado, às 18h
Duração: 2 horas
Anfiteatro da USPPALESTRA “VEGETARIANISMO E MEIO AMBIENTE”
Entender as implicações do consumo consciente não significa fazer “apologia” a uma forma de alimentação em detrimento da outra. Mas, em uma sociedade democrática, faz-se necessário que as pessoas tenham acesso a informações a respeito da origem do que consomem e das conseqüências para o meio onde vivem.
Fernando Perri
10 de Junho, Sexta-Feira, às 16h
Duração: 2 horas
Anfiteatro da USPPufs oconfeccionados com garrafa pet, retalhos de pano, papelão e espuma de travesseiro. São resistentes, leves, ecológicos e bonitos. Aprenda a reciclar e decorar sua casa.
Reaproveitando materiais que iriam para o lixo, você contribui com a diminução de resíduos nos Aterros Sanitários e no Meio Ambiente.
Tamara Quinteiro, do Instituto Vidágua
12 de Junho, Domingo, às 14h, Parque Vitória Régia
Duração: até 2h
0 comentários:
Postar um comentário