
Palestra: Como estruturar turnês nacionais e internacionais
com Raphael Evangelista do duo Finlândia (Buenos Aires/Brasil)
Raphael Evangelista, músico e produtor, integrante do duo Finlandia, faz uma conversa sobre o planejamento de turnês e rotas sustentáveis no Brasil e América Latina. Foco: bandas e artistas em início de carreira, que desejam expandir seus trabalhos para outras regiões.
Local: USP - Anfiteatro
08 de Junho, Quarta-Feira, às 16h
Duração: 45 min

Bate-papo: Auto-gestão de carreira: “Artista Igual Pedreiro”,
com Macaco Bong (Cuiaba/MT)
Ney Hugo, Ynaiã Benthroldo e Bruno Kayapy compartilham suas tecnologias, detalhes sobre a trajetória, explicam o processo de envolvimento com outros artistas e interagem com aspirantes a músicos, ou quaisquer outros interessados. O principal foco da conversa, entertanto, está no próprio conceito-título do álbum, no qual os integrantes do Macaco Bong criam um modo alternativo de trabalhar com música no atual cenário independente, garantindo assim a sustentabilidade dos músicos e da banda.
Local: Área de convivência do SESC
08 de Junho, Quarta-feira, às 20h30
Duração: 30 min

Palestra: Vegetarianismo e Meio Ambiente
com Fernando Perri
Entender as implicações do consumo consciente não significa fazer “apologia” a uma forma de alimentação em detrimento da outra. Mas, em uma sociedade democrática, faz-se necessário que as pessoas tenham acesso a informações a respeito da origem do que consomem e das conseqüências para o meio onde vivem. A intenção é esclarecer assuntos que, muitas vezes, em razão da predominância de interesses específicos, predominância do “senso comum”, ou até de “preconceitos”, tornam-se ofuscados. Além disso, busca-se mostrar outras alternativas de vida e as motivações que levam a cada vez mais pessoas aderirem a elas. Nosso planeta clama por conscientização, práticas sustentáveis e respeito ao meio e aos outros seres vivos. A alimentação saudável está inteiramente relacionada a esses preceitos.
Local: USP - Anfiteatro
10 de Junho, Sexta-feira, às 16h
Duração: 2 horas

Oficina de Edição de vídeo em tempo real
com Filipe G. Peçanha
A oficina de Video Projeção tem como objetivo fazer uma abordagem das atuais criações audiovisuais em tempo real, onde há a execução em vídeo de imagens manipuladas em tempo real. Para isso trabalha-se uma perspectiva histórica de obras e formas de pensar que foram significativas para as criações contemporâneas.
Após a contextualização pratica-se os primeiros contatos com as interfaces de manipulação de imagens - softwares e hardwares. A oficina ainda agrega uma discussão sobre as performances audiovisuais dos dias de hoje pelo ponto de vista do VJ, técnicas para criação e gravação das imagens manipuladas e ao final uma reflexão sobre os direitos autorais na internet.
Local: UNESP - Laboratório de Editoração Eletrônica
10 de Junho, Sexta-feira, das 9 às 12 e das 14h às 18h
Duração: 6 horas
16 vagas (ordem de chegada)

Oficina aberta: Break
com B. Boy Cocada
A oficina pretende apresentar o break ao público de maneira que todos possam participar das coreografias, bem como aprender movimentos básicos da dança.
O oficineiro B. Boy Cocada têm 15 anos de participação no movimento Hip Hop em Bauru, tendo inclusive atuado como instrutor artístico de break na secretaria Municipal de Cultura.
Local: Parque Vitória Régia
11 de Junho, Sábado, às 16h30
Duração: 1 hora
Palestra: Permacultura
com Flávia Toqueti
Em um mundo que tem se tornado extremamente mecanizado, individualizado, e desconectado dos sentidos da natureza, inúmeros problemas sugem e são agravados, seja eles ambientais, morais, culturais e/ou sociais. Diante disso, a Permacultura surge como uma ciência que busca estudar, experimentar e difundir práticas que torne nossa existência o menos impactante possível. A permacultura apresenta-se como um meio de reorganização social - estruturas, alimento, economia e saúde – que dá outras perspectivas e possibilidades de enfrentamentos desses problemas que se tornam cada vez mais urgentes.
Local: USP - Anfiteatro
11 de Junho, Sábado, às 18h
Duração: 2 horas

Oficina de Criação Dramatúrgica
com Denilson Oliveira, dramaturgo do Grupo Forfé de Teatro, Piracicaba-SP.
Contextualização sobre o trabalho da escritura cênica: a cena dialógica e a cena narrativa. Desenvolve um trabalho de experimentação criativa a partir de instrumentos dramatúrgicos explorados para produzir tensão na cena.
Local: Centro de Convivencia da USP
12 de Junho, Domingo, às 10h
Duração: 3 horas

Oficina “Outono Artístico” - Grafite, Land Art e Instalação com Materiais Naturais
com Marcelo Paixão, Lucas Silva de Sousa, Walace de Sousa e Wellington Peres
A oficina "Outono Artisico" trabalha a percepção sobre arte&natureza com uso de
folhas de árvores e outros materiais naturais, consistente no reaproveitamento e na transformação, além da percepção simbólica, para a construção poética e contrastante com o meio urbano.
Levando em conta a necessidade de conscientização a respeito da relação entre o
homem&natureza e como a humanidade tem utilizado todos esses recursos na maioria das vezes de maneira irresponsável, nesse trabalho a utilização de linguagem verbal e figurativa junto ao uso de folhas de árvores exalta a proposta de agir na inervenção urbana e o land art, de maneira comunicativa e ecologicamente responsavel, com refrências ao trabalho desenvolvido pela artista de rua Anna Garforth.
Local: Parque Vitória Régia
12 de Junho, Domingo, às 14h
Duração: 2 horas

Oficina: Construção de Ecobags
com Tamara Quinteiro, Instituto Vidágua
Incialmente, será feira uma contextualização sobre a importância do plástico em nossas vidas, seus tipos, seu uso e a destinação correta. Depois de entender a importância do plástico e os efeitos que ele pode causar no meio ambiente, as pessoas aprenderão a reciclar sacolas e sacos plásticos transformando-os em materiais como: toalhas, jogo americano, ecobags e aventais.
Local: Parque Vitória Régia
12 de Junho, Domingo, às 16h
Duração: até 2h

Oficina: Construção de Puff/Sofá de Garrafa PET
com Tamara Quinteiro, Instituto Vidágua
Pufs oconfeccionados com garrafa pet, retalhos de pano, papelão e espuma de travesseiro. São resistentes, leves, ecológicos e bonitos. Aprenda a reciclar e decorar sua casa. Reaproveitando materiais que iriam para o lixo, você contribui com a diminução de resíduos nos Aterros Sanitários e no Meio Ambiente.
Mas atenção, observe a seqüência lógica da filosofia dos 3 Rs: primeiro, reduzir, para depois pensar em reutilizar e reciclar.
Não aumente o consumo só para ter mais material para reutilizar e reciclar!
Local: Parque Vitória Régia, às 14h
Duração: até 2h